segunda-feira, 2 de junho de 2014

RECURSOS E ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA PARA APOIAR O ALUNO COM TGD/TEA

Recursos na Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) são recursos destinados às pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade e/ou escrever (BERSCH & SCHIRMER, 2005).
Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover Vida Independente e Inclusão.
Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.
Recursos podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.
Os recursos devem ser selecionados de forma personalizada e levar em consideração várias características que atendam às necessidades deste tipo de pessoa. Podendo ser utilizado em todo ambiente escolar e familiar, facilitando assim a compreensão e a aproximação dos mesmos na utilização posterior deste recurso. Devendo ser confeccionado pelo professor do Atendimento Educacional Especializado - AEE em parceria com o professor da escola comum, com a família e com outros profissionais, que atuam conjuntamente com o aluno.
O professor do AEE avaliará a atuação em CAA, verificando a evolução e sua intervenção junto ao aluno e no contexto escolar.
Os recursos selecionados a seguir são para crianças de 5 a 12 anos com TGD/TEA, esses recursos são utilizados em sala de aula comum, na própria casa do aluno, sala de recursos multifuncionais e demais espaços onde o aluno convive diariamente.

Exemplo de recursos de comunicação:
  • Cartões de comunicação
  • Pranchas de comunicação
  • Pastas de comunicação
  • Carteiras de comunicação e chaveiros de comunicação
  • Mesa com prancha
  • Colete de comunicação
  • Agenda de comunicação
  • Calendário e quadro de atividades
  • Entre outros.

               RECURSOS DE BAIXA TECNOLOGIA:
Descrição de imagem:
·           Cartões de Comunicação - A imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente.



Descrição de imagem:

·                Pranchas de comunicação -As pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. As pranchas são personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário.
Essas pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo parceiro de comunicação dependendo de sua condição motora.

 Descrição de imagem:

·                Eye-gaze - pranchas de apontar com os olhos que podem ser dispostas sobre a mesa ou apoiada em um suporte de acrílico ou plástico colocado na vertical. O indivíduo também pode apontar com o auxílio de uma lanterna com foco convergente, fixada ao lado de sua cabeça, iluminando a resposta desejada.

                     Descrição de imagem:

·                Avental - é um avental confeccionado em tecido que facilita a fixação de símbolos ou letras com velcro, que é utilizado pelo parceiro. No seu avental o parceiro de comunicação prende as letras ou as palavras e a criança responde através do olhar.

                       Descrição de imagem:

·                Comunicador em forma de relógio - o comunicador é um recurso que possibilita o indivíduo dar sua resposta com autonomia, mesmo quando ele apresenta uma dificuldade motora severa. Seu princípio é semelhante ao do relógio, só que é a pessoa que comanda o movimento do ponteiro apertando um acionador.

A seguir duas sugestões de atividades que poderão ser desenvolvidas pelo aluno Mateus, utilizando alguns dos recursos listados acima para desenvolvimento das habilidades do aluno com TGD.

Atividade 1: Como Estou hoje?
O aluno pode demonstrar através de cartões como está se sentindo: Irritado, Alegre, Triste, Surpreso.

                        Descrição de imagem:
                O aluno apontará a figura correspondente ao sentimento de cada momento solicitado, procurando demonstrar em sua fisionomia o sentimento ilustrado pela figura apontada por ele. O professor poderá intervir tentando fazer com que o aluno manifeste a possibilidade de mudar de sentimento se o sentimento apontado não for muito favorável, tentando travar um diálogo sobre o assunto.

Atividade 2: Pareamento de letras à vista de uma figura conhecida.

                      Descrição de imagem:
O aluno buscará em letras do alfabeto soltas montar a palavra conforme modelo proposto. O professor fará as intervenções buscando orientar o aluno a buscar a letra correspondente.
As intervenções que o professor de AEE ou mesmo o regente de sala pode realizar dentre as atividades selecionadas será de acordo com a necessidade do aluno, a comunicação é um dos problemas ao avaliar o desempenho de crianças com TGD/TEA, podemos considerar os aspectos da compreensão da língua oral, expressão oral através das pranchas de comunicação.
Há basicamente seis (6) áreas em que trabalhamos a fim de se estimular e avaliar cada competência. São elas: Socialização, Linguagem (Emissão e Compreensão), Cognição, Cuidados Próprios, Motricidade.
A aprendizagem de Autistas se dá através de uma abordagem vivencial. Todos os momentos e ambientes são utilizados como objetos de estudo. Na sala de aula, no parque, em casa, sempre haverá o que ser usado como objetos de aprendizagem. Na Escola, primeiro exploramos a própria sala de aula, depois os demais ambientes. Devemos dar importância ao que mais agrada a criança para se iniciar um trabalho de adaptação/familiarização professor X aluno.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SARTORETTO, Maria Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html Acessado em 15 de maio de 2014 as 16:00h.


http://claudiaduartecee.blogspot.com.br/. Acessado em 16 de maio de 2014 as 20:00h.

2 comentários:

  1. De grande utilidade suas dicas Vânia. Dentre essas que você postou eu também escolhi o cartão de comunicação por acreditar que a imagem fala muito para a pessoa com TGD/TEA e estou pesquisando sobre ele para efetivar minha postagem. Parabéns pelo trabalho.

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  2. Como sempre Vânia suas postagens são ricas em conhecimento, fazendo desta forma com que nós possamos aprender mais e mais com suas pesquisas. Achei super bacana principalmente porque você se preocupou em colocar atividades que possam ajudar o professor do AEE, auxiliar ou regente da sala, já que quanto mais intervenções e apoio o aluno tiver, mais rápido e de modo seguro o aluno aprenderá. Ahhhhhh já postei minha proposta de atividade é simples, mas vá lá para deixar um recadinho. rsrsrs Grata. Andreza

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