quinta-feira, 23 de maio de 2013

LIMITES E CONQUISTA – “EDUCAÇÃO VIRTUAL DE QUALIDADE”

            Ao matricular-me no Curso de Especialização em Formação Continuada para Professores para o Atendimento Educacional Especializado – AEE, sabia que teria pela frente uma longa estrada a percorrer, dificuldades a superar e que, dentro do possível, isso não seria um empecilho para mim, pois quando se opta por um curso à distância pode-se cometer o engano de pensar ser mais fácil trilhar esse caminho por não obrigar-se a encontros presenciais diários o que tornaria o estudo mais flexível. Porém, esse equívoco não me ocorreu, uma vez que esse não é o meu primeiro curso on-line, na modalidade à distância, porque venho participando constantemente de formações oferecidas pelo MEC por intermédio da Divisão de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação/Semed, Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS. No ano de 2012, por exemplo, participei do curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC e, sequencialmente, Elaboração de Projetos, ambos executados por meio da plataforma e-proinfo/MEC. 
           Desta forma, sei que as barreiras que enfrentarei não serão páreas para a conquista que almejo: “Conclusão com louvor do referido curso”. Quando optamos por um curso à distância, devemos ter claro que, em primeiro lugar, montar um esquema de estudo para o desenvolvimento das atividades propostas é o ponto de partida para o sucesso de tal tarefa, uma vez que necessitamos de concentração e tempo disponível para a execução das etapas dispostas a cada semana. A partir do momento que entendemos o processo de estruturação de um curso on-line fica bem mais fácil administrar as atividades e tarefas a serem desenvolvidas dia a dia. Portanto, sugiro que estabeleçamos primordialmente rotinas de leituras e estudos para a facilitação de produções de materiais baseados nessas dinâmicas. 
            Se soubermos organizar o nosso tempo diário ou semanal para a execução de tais tarefas, conforme proposto pela coordenação e tutoria do curso, estaremos a meio passo da conquista do ideal numa modalidade à distância, a interação virtual plena que tanto se busca atualmente. A facilidade e flexibilidade de execução das atividades sugeridas na educação à distância não agregam à conclusão do mesmo a mecanismos de produção sem esforços redobrados etapa por etapa. 
           Por esse motivo, o empenho e o aprofundamento dos temas e conteúdos propostos devem ser ainda maiores do que na modalidade presencial, onde o professor traz e expõe o que pretende trabalhar com a turma para depois apenas propor estratégias avaliativas na busca do retorno daquilo que foi trabalhado. Desta forma, acredito que só alcançaremos o que almejamos se enfrentarmos com disposição a missão a qual nos propusemos nessa ocasião.

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