quinta-feira, 23 de maio de 2013

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – ASPECTOS LEGAIS E ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS



                        Somente a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca é que as pessoas com deficiência passam a ter acesso à escola regular. E em 1999, com a Convenção de Guatemala, promulgada no Brasil pelo Decreto nº 3956/2001, fica determinado que essas pessoas passam a ter os mesmos direitos humanos de todos, definindo como descriminação qualquer diferenciação ou exclusão impeditivos ou anulatórios desses direitos.
                   O Atendimento Educacional Especializado é determinado em detalhes com o parecer CNE/CEB nº 13/2009, criando definitivamente as Salas de Recursos Multifuncionais dentro do espaço escolar. Este parecer coloca o AEE como parte integrante do processo educacional e esclarece que deve ser realizado em todos os níveis de ensino.
                   É importante buscar fundamentação teórica em alguns textos para entendermos melhor o AEE, portanto proponho que leia o documento completo de onde tirei essas informações, pois isso contribuirá, e muito, para nossa formação. No endereço postado você encontrará os aspectos legais e orientações pedagógicas sobre o tema.


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